sexta-feira, 17 de junho de 2016

Saltos de desenvolvimento.

                 Saltos de desenvolvimento.


Os saltos de desenvolvimento, que vão até os 20 meses da criança, são períodos de aquisição de novas habilidades em diversos aspectos: desenvolvimento motor, desenvolvimento do controle motor fino, linguagem, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento social.

No período que imediatamente antecede um salto de desenvolvimento, o bebê repentinamente pode se sentir disperso à mudanças nos sistemas perceptivo e cognitivo que não foram adaptadas ainda no organismo.

Então, na tentativa de readaptação, o bebê volta à base, ou seja, à mãe, o que reflete-se em períodos de maior carência afetiva, pedem mais colo, e com frequência afetam o sono e apetite. Depois de algumas semanas essa fase difícil é superada, e o bebê demonstra ter habilidades novas.

Uma cronologia aproximada dos períodos de crise é:

– 5 semanas / 1 mês
– 8 semanas / quase 2 meses
– 12 semanas / quase 3 meses
– 19 semanas / 4 meses e meio
– 26 semanas / 6 meses
– 30 semanas / 7 meses
– 37 semanas / 8 meses e meio
– 46 semanas / quase 11 meses
– 55 semanas / quase 13 meses
– 64 semanas / quase 15 meses
– 75 semanas / 17 meses

Nesse período, é esperado que o bebê:

– Procure ficar mais perto da mãe, ou seja, sua base de tudo, pois é o que ele conhece melhor;
– Fique mais carente, precisando de colo, segurança e orientação maternal de perto;
– Coma mal e durma pior;
– Pode pedir para mamar com mais frequência;
– Comece a fazer coisas que não fazia antes da crise tal como rir, sentar, engatinhar, interagir.
– Demonstre felicidade com o final da crise e superação do desenvolvimento adquirido.

Já os picos de crescimento são fenômenos que se referem ao crescimento do bebê em si, e não ao seu desenvolvimento. Nos períodos de picos os bebês começam a solicitar mais mamadas do que o usual, pois precisam de mais alimento para crescer nesse ritmo mais acelerado.

Períodos comuns dos picos de crescimento ocorrem por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses e além. Os picos continuando acontecendo no decorrer do crescimento da criança, incluindo a adolescência, momento em que mudanças físicas e emocionais são mais notáveis.

Como sempre, para lidar com essas fases onde o bebê está mais sensível e manhoso, precisamos de muita paciência e otimismo para entender que é algo passageiro e que logo as coisas voltam ao normal.

fontes: guia do bebê e the wonder weeks